Sobre o
Observatório
Sobre os
Centros
Nossos
Parceiros
Análises
e Pesquisas
Fórum de
Discussão
Links de
Interesse
Fale
Conosco
 
  » Home   » Sobre os Centros Tamanho do texto: A A A
 

Sobre os Centros

Os Centros Integrados de Atenção e Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa foram criados pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, através da Subsecretaria de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos e constituem-se como uma das estratégias de ação do Plano de Ação para Enfrentamento da Violência contra a Pessoa Idosa. Estão vinculados tanto a Instituições Governamentais como Não-Governamentais e a avaliação e monitoramento de suas ações são realizados pelo Centro Latino-Americano de Estudos de Violência e Saúde Jorge Careli – CLAVES/ENSP/FIOCRUZ em parceria com Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República – SEDH.

São serviços que visam:

» fornecer orientação geral sobre Direitos Humanos a qualquer idoso vítima de violência e maus-tratos, informando sobre as garantias legais e encaminhamentos para serviços especializados de atendimento a cada caso específico, articulados a uma Rede de Instituições como: Defensoria Pública, Ministérios Públicos, Serviços de Saúde, Delegacias, Instituições de Longa Permanência, Instituições de Assistência Social, entre outras que se fizerem necessárias;

» prestar atendimento especializado em Direitos Humanos e Cidadania à população idosa, desenvolvendo ações de atenção, prevenção e promoção de cidadania jurídica, psicológica e social por meio de uma equipe multidisciplinar, composta por assistentes sociais, psicólogos e advogados, capacitada para atender idosos vítimas de violência e maus-tratos. Os Centros prestam os seguintes atendimentos: psicológico, social, jurídico, à família e ao agressor; grupo de convivência, atendimento domiciliar, entre outros.

» oferecer serviços de mediação de conflito, como instrumento capaz de possibilitar a melhoria da qualidade de vida das partes envolvidas no conflito, configurando-se como uma prática social de realização da autonomia e da democracia.
A prioridade recai sobre um atendimento humanizado junto à população idosa que procura os Centros, e que tenha sido desrespeitada em seus direitos. Os Centros realizam ações de prevenção à violência através de palestras e capacitações para idosos, familiares e comunidade, com abordagem sobre direitos humanos, cidadania, violência e maus-tratos.

 

Documentos Importantes


» Violência contra idosos: O avesso de respeito à experiência e à sabedoria


» Estatuto do Idoso



» Plano de Ação para Enfrentamento da Violência Contra a Pessoa Idosa

 
Indique este portal
Seu e-mail:
E-mail do amigo:
Claves:
Av. Brasil, 4036 sala 700 - Manguinhos
CEP: 21040-361- Rio de Janeiro - RJ
Secretaria Especial dos Direitos Humanos
Subsecretaria de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos:
Esplanada dos Ministérios Bloco T - anexo II - 2º andar - sala 209
CEP: 70064-900 - Brasília - DF