Warning: mysql_connect(): Access denied for user 'observatorio'@'157.86.110.138' (using password: YES) in /home/observatorio/www/include/config_site.php on line 20 Warning: mysql_select_db(): Can't connect to local MySQL server through socket '/var/lib/mysql/mysql.sock' (2) in /home/observatorio/www/include/config_site.php on line 21 Warning: mysql_select_db(): A link to the server could not be established in /home/observatorio/www/include/config_site.php on line 21 Warning: mysql_query(): Can't connect to local MySQL server through socket '/var/lib/mysql/mysql.sock' (2) in /home/observatorio/www/menu.php on line 20 Warning: mysql_query(): A link to the server could not be established in /home/observatorio/www/menu.php on line 20 Warning: mysql_fetch_row() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/observatorio/www/menu.php on line 21 Warning: mysql_query(): Can't connect to local MySQL server through socket '/var/lib/mysql/mysql.sock' (2) in /home/observatorio/www/menu.php on line 26 Warning: mysql_query(): A link to the server could not be established in /home/observatorio/www/menu.php on line 26 :: Observatório Nacional do Idoso ::
  Sobre o
Observatório
Sobre os
Centros
Nossos
Parceiros
Análises
e Pesquisas
Fórum de
Discussão
Links de
Interesse
Fale
Conosco
 
  » Home   » Sobre o Observatório Tamanho do texto: A A A
 

Sobre o Observatório

O Observatório Nacional da Pessoa Idosa é uma iniciativa da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República em parceria com o Centro Latino-Americano de Estudos de Violência e Saúde Jorge Careli, da Escola Nacional de Saúde Pública - Fundação Oswaldo Cruz.
Constitui-se em um dispositivo de observação, acompanhamento e análises das políticas e estratégias de ação de enfrentamento da violência contra a pessoa idosa.
O Observatório funcionará como um espaço permanente e interativo de intercâmbio de informações entre as equipes dos Centros de Atenção e Prevenção a Violência contra a Pessoa Idosa e demais usuários.
Atualmente, estão em funcionamento 18 Centros no país desenvolvendo diversas atividades de atenção aos idosos em situação de violência contra o idoso.
Os Centros de Atenção e Prevenção a Violência contra a Pessoa Idosa são serviços de prevenção e apoio a idosos vítimas de violência e maus-tratos. Esses Centros constituem-se como uma das estratégias de ação prevista no Plano de Ação para o Enfrentamento da Violência contra a Pessoa Idosa (2007-2010), da Secretaria Especial de Direitos Humanos – SEDH, através da Subsecretaria de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos.

O Plano de Ação para o Enfrentamento da Violência Contra a Pessoa Idosa é resultado do esforço conjunto do Governo Federal, Conselho Nacional dos Direitos dos Idosos (CNDI) e dos movimentos sociais. Pretende estabelecer as estratégias de ação, planejamento, organização, controle, acompanhamento e avaliação de todas as etapas da execução das ações de prevenção e enfrentamento da violência contra a pessoa idosa.
O Plano constitui-se como um instrumento que reforça os objetivos de implementar a Política de Promoção e Defesa dos Direitos aos segmentos da população idosa do Brasil. Busca-se efetivar, em todos os níveis, mecanismos e instrumentos institucionais que viabilizem o entendimento, o conhecimento e o cumprimento de política de garantia dos direitos. O objetivo do Plano, em suma, é promover ações que levem ao cumprimento do Estatuto do Idoso (lei nº. 10.741, de 1º de outubro de 2003) e do Plano de Ação Internacional para o Envelhecimento (ONU/2002), que tratem do enfrentamento da exclusão social e de todas as formas de violência contra esse grupo social.
No cumprimento do papel que lhe cabe como gestor federal da Política Nacional dos Direitos Humanos, a Subsecretaria de Direitos Humanos (SDH/SG/PR) está empenhada em apoiar mudanças capazes de promover o efetivo respeito dos direitos fundamentais por meio de ações conjuntas do governo e da sociedade.
Passados mais de 20 anos da realização da I Assembléia Mundial do Envelhecimento, a Organização das Nações Unidas (ONU) realizou, de 08 a 12 de abril de 2002, em Madri, a II Assembléia Mundial do Envelhecimento, na qual foi aprovado o Plano Internacional sobre o Envelhecimento 2002. Tanto no primeiro como no segundo evento foi destacada como prioritária a aplicação da Declaração Universal dos Direitos Humanos, assim como a necessidade de inclusão do idoso na vida social, cultural, econômica e política das sociedades.
No Brasil, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do ano de 2005, havia mais de 18 milhões de idosos, definidos como população de 60 anos e mais de idade. Esse número de idosos já corresponde a quase 10% da população brasileira.
Esse dado é altamente relevante porquanto a mudança na distribuição etária de um país altera o perfil das políticas sociais, exigindo estratégias e implementação de benefícios, serviços, programas e projetos relacionados à promoção dos direitos humanos dos idosos, notadamente quando se tem em vista que significativa parcela desse segmento encontra-se em situação de abandono ou sendo vítima de maus-tratos praticados na maioria das vezes pelos seus próprios familiares. As vítimas preferenciais são as mulheres idosas em razão da histórica marginalização a qual este grupo social está submetido.
Para que esse processo de informação e de ações dissemine-se pela sociedade, torna-se necessário explicar às comunidades e os agentes públicos o papel das instituições que possuem a responsabilidade de proteger as pessoas idosas e estimular as autoridades responsáveis por essas instituições a agir adequadamente, de maneira que os cidadãos não tenham medo de denunciar qualquer situação de violência ou maus-tratos praticados contra o idoso.

Equipe

• Maria Cecília de Souza Minayo
   Pesquisadora e Coordenadora do CLAVES/ENSP/FIOCRUZ
    [currículo lattes]

• Kathie Njaine
   Pesquisadora CLAVES/ENSP/FIOCRUZ
    [currículo lattes]

• Ana Elisa Bastos Figueiredo
   Pesquisadora CLAVES/ENSP/FIOCRUZ
    [currículo lattes]

• Edinilsa Ramos de Souza
   Pesquisadora CLAVES/ENSP/FIOCRUZ
    [currículo lattes]

• Adalgisa Peixoto Ribeiro
   Pesquisadora CLAVES/ENSP/FIOCRUZ
    [currículo lattes]

• Luciana Mangas de Araújo
   Gerenciadora do Observatório CLAVES/ENSP/FIOCRUZ

• Danúzia da Rocha de Paula
   Bibliotecária CLAVES/ENSP/FIOCRUZ

• Marcelo da Cunha Pereira
   Apoio informática CLAVES/ENSP/FIOCRUZ

 

Warning: mysql_query(): Can't connect to local MySQL server through socket '/var/lib/mysql/mysql.sock' (2) in /home/observatorio/www/rodape.php on line 116 Warning: mysql_query(): A link to the server could not be established in /home/observatorio/www/rodape.php on line 116 Warning: mysql_fetch_row() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/observatorio/www/rodape.php on line 117
Documentos Importantes


» Violência contra idosos: O avesso de respeito à experiência e à sabedoria


» Estatuto do Idoso



» Plano de Ação para Enfrentamento da Violência Contra a Pessoa Idosa

 
Indique este portal
Seu e-mail:
E-mail do amigo:
Claves:
Av. Brasil, 4036 sala 700 - Manguinhos
CEP: 21040-361- Rio de Janeiro - RJ
Secretaria Especial dos Direitos Humanos
Subsecretaria de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos:
Esplanada dos Ministérios Bloco T - anexo II - 2º andar - sala 209
CEP: 70064-900 - Brasília - DF